
Quando curte alguma coisa no Facebook, o botão “Curtir” ou “Like” está a dizer ao Facebook que queres ver mais coisas como aquela publicação. Mas não te diz muito mais, não mostra dados reais sobre a forma do teu gosto. E é por isso que há mais botões.
Os seis botões de reações não foram apenas integrados a pensar exclusivamente nos utilizadores mas sim também nos negócios que atualmente usam as suas páginas no Facebook para apurar não só o interesse mas também o tipo de interesse que as suas publicações geram.
O Facebook vai ter mais dados sobre você
É de assinalar o fato de todos os botões de reação serem representativos de emoções muito específicas, procurando assim eliminar qualquer ambiguidade. Terá sido por isso mesmo que um dos botões introduzidos inicialmente, o ‘yay’, foi abandonado, tendo sido considerado demasiado vago.
De acordo com o Slate, os dados das reações dos utilizadores podem muito bem ser usadas pelos anunciantes para verem como as pessoas reagem aos seus anúncios e para o Facebook ganhar ainda mais dados teus, bem como fazer um melhor target dos anúncios que te vai obrigar a ver.
Vale a pena por isso ver todo o artigo da Slate, onde se podem ver várias informações sobre como os teus dados vão ser usados no futuro.
Fonte: HackersPortugal