sábado, 12 de agosto de 2017

Compras Internacionais: Entenda o frete e o caminho da sua compra até chegar na sua casa

Bom pessoal estou trazendo um artigo produzido pela equipe do Ebanx Brasil que faz a seguinte indagação: Você sabe qual o caminho percorrido pelo produto até a encomenda chegar na porta da sua casa?

Bem, ao comprarmos um produto em um site da China, como o AliExpress, Banggood ou GearBest – todos parceiros do EBANX – a gente nem imagina a logística que envolve o frete e o caminho da encomenda, desde a saída para a postagem, feita pelo vendedor, até a chegada na porta da nossa casa – ou numa unidade dos Correios, caso o produto seja taxado

Muitas vezes, ficamos ansiosos e até mesmo chateados com o tempo de entrega, que pode chegar a 180 dias, dependendo do caso. Isso acontece por não entendermos o processo necessário para que o produto chegue até nós, situação que envolve diversas pessoas, muita burocracia e milhares de quilômetros voados (ou navegados).

Por conta disso, resolvemos criar um passo a passo do caminho percorrido pelo produto até chegar ao Brasil, para te ajudar a entender um pouquinho mais deste processo e, quem sabe assim, diminuir as crises de ansiedade que todos nós já tivemos um dia por conta das longas esperas.

Tipos de Frete

Para começar, vamos explicar os tipos de frete que costumam estar disponíveis nestes sites. Basicamente, há os serviços dos correios de cada país e os das empresas de courier. A diferença entre eles será sempre o prazo e valor do serviço.

Correios

São os serviços comuns prestados pelas empresas do governo correspondentes aos nossos Correios:

  • China Post, da China
  • Hongkong Post, de Hong Kong
  • Singapore Post, de Singapura
  • Chunghwa Post, de Taiwan

Expresso ou Prioritário

É um serviço internacional dos correios, que conecta mais de 200 países, com prioridade máxima de tratamento, encaminhamento e entrega. Seria o equivalente ao nosso serviço nacional Sedex:

  • EMS (Express Mail Service)

Courier

São as empresas privadas que fazem serviços de logística e entrega. As mais conhecidas são:

  • Fedex
  • DHL
  • TNT
  • UPS

A diferença entre cada uma dessas modalidades será sempre o custo e o prazo de entrega. As entregas feitas via correios muitas vezes possuem frete grátis ou com valores baixos, porém os prazos de entrega são longos, e as encomendas demoram para chegar. Já as entregas feitas via courier possuem fretes altos com entregas bastante rápidas, levando em média (depende da época e do país de destino) 7 dias para chegarem até a porta da sua casa.

Outra desvantagem das entregas por courier são as taxas. Se você optar por essa modalidade de frete, pode ter certeza que seu produto será tributado. Isso acontece porque as empresas que oferecem esse serviço são obrigadas a recolher impostos para a Receita Federal. Então todas as compras, mesmo as abaixo dos 50 dólares, serão taxadas. Sempre.

Um detalhe importante para você se atentar antes de finalizar sua compra é se o frete possui Código de Rastreio. Algumas modalidades mais simples de frete não oferecem esse serviço, e isso pode tornar a espera muito mais sofrida, uma vez que você não terá controle algum sobre a encomenda.

Isso sem falar que as chances do seu pacote nunca chegar são grandes, já que – na teoria – ninguém se responsabilizará pelo sumiço do produto, caso ele aconteça (alguns sites, como o AliExpress, reembolsam o usuário caso a encomenda não chegue dentro de um certo prazo). Portanto, sempre opte pela encomenda registrada. 

No geral, o código de rastreamento começa com a letra R, modalidade que disponibiliza o rastreio somente após a chegada no país de destino. As que começam com a letra L possuem rastreamento completo. Caso seja uma encomenda via EMS, começará com a letra E. As encomendas via courier sempre terão rastreamento, feito pela própria empresa de entrega.

Custos

Bem, como já adiantamos ali em cima, é impossível gastar pouco na entrega e querer receber sua encomenda rapidamente. São como dois pólos que se repelem. Ou você opta por custo, ou por prazo.

Com o dólar em alta, receber sua compra num curto prazo é recomendável somente em casos extremos e realmente necessários, pois nessa modalidade, somando o valor do produto com o valor do frete, o valor final pode chegar até mesmo a ultrapassar o preço do produto comercializado aqui no Brasil.

Tanto os fretes via correios como os via courier são calculados automaticamente com base no peso, tamanho e volume do produto. Todos os valores relacionados a encargos aduaneiros e taxas de importação não estão incluídos, portanto você só saberá qual a quantia final a ser paga (caso o produto sofra tributação) quando a encomenda chegar no Brasil e for fiscalizada pela Receita Federal.

Fonte: Artigo publicado no site EBANX