quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Como comprar em sites internacionais

O brasileiro já está tomando o hábito de fazer compras pela internet, mas muitos deles ainda tem receio de realizar compras em sites internacionais. Muitas das vezes um mesmo produto vendido por aqui, custa muito menos em outro país, como também, produtos que não são encontrados por aqui. Neste post, veja o que é necessário para realizar uma compra internacional, quais os impostos cobrados e a lista dos principais sites, além de dicas para  você realizar compras de forma segura e com o minimo de risco possível. 

Para comprar, preciso de um cartão internacional?

Sim. Os cartões com bandeira nacional são exclusivos para o Brasil, para uso no exterior será necessário um cartão de crédito internacional habilitado ou possuir uma conta no serviço de pagamento online PayPal, mas alguns sites, principalmente da China, aceitam a opção de pagamento por boleto bancário, como exemplo, o AliExpress. As compras são cobradas em dólar e convertidas em real na opção de pagamento escolhida. Mas alguns sites já aceitam cartões nacionais como forma de pagamento e com taxa de IOF de 0,38%, a DealExtreme e a GearBest  são exemplos de lojas que já incrementaram o sistema brasileiro. 

Quais são as taxas envolvidas?

Para compras internacionais é cobrado o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF) que atualmente é de 6.8% sobre o valor da compra, além do Imposto sobre Importação de Produtos Estrangeiros, chamada de Taxa de Importação, que corresponde a 60% sobre o valor total do produto.

Todas  as compras serão taxados? Fui taxada, e agora?

Não. As compras são escolhidas pela Receita por amostragem, não sendo possível verificar todas as encomendas, porém as chances de ser taxado aumentam se você utilizar as opções de fretes para as empresas courier DHL Express, Fedex, UPS ou TNT.

Mas, se você for taxado, os Correios irar enviar uma carta lhe avisando sobre a cobrança dos impostos e o valor a ser recolhido e o endereço para pagamento e retirada do produto. O valor a ser pago será a vista, caso você não pague dentro do prazo, que normalmente é de 20 dias, a encomenda é devolvida ao vendedor.

Onde comprar?

Os sites chineses são os mais procurados pelos brasileiros, já que os preços praticados são baixos. O AliExpress é o mais famoso por aqui, é uma plataforma semelhante ao Mercado Livre, pois possui milhares de vendedores independentes na plataforma. Esses são os principais sites internacionais que indicamos para você:  DealExtreme - GearBest - Wish - Amazon - Ebay - Macys - Mini the box - Asos.

Dicas importantes!

Sempre procure por recomendações de amigos que já fizeram compras e receberam os produtos; Sempre que houver duvidas entre em contato com o vendedor para saná-las; Não acredite em ofertas milagrosas, principalmente de produtos de grife, pois pode ser artigos falsificados; Nunca digite a senha do cartão de crédito em sites, caso o site solicite essa informação fuga imediatamente da página ; e Leia as avaliações dos consumidores que já compraram o produto; Boas compras!!