segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Conheça o objetivo “secreto” do Facebook com os botões de reações

Durante anos o Facebook teve o botão “Curtir” e apenas isso. Curtir uma publicação era a única opção da rede social, porém o Facebook começou a disponibilizar outros botões em 2016. Mas porque é que estes botões existiram agora? Qual é o fim, o real motivo, para estes botões existirem?

Quando curte alguma coisa no Facebook, o botão “Curtir” ou “Like” está a dizer ao Facebook que queres ver mais coisas como aquela publicação. Mas não te diz muito mais, não mostra dados reais sobre a forma do teu gosto. E é por isso que há mais botões.

Os seis botões de reações não foram apenas integrados a pensar exclusivamente nos utilizadores mas sim também nos negócios que atualmente usam as suas páginas no Facebook para apurar não só o interesse mas também o tipo de interesse que as suas publicações geram.

O Facebook vai ter mais dados sobre você

É de assinalar o fato de todos os botões de reação serem representativos de emoções muito específicas, procurando assim eliminar qualquer ambiguidade. Terá sido por isso mesmo que um dos botões introduzidos inicialmente, o ‘yay’, foi abandonado, tendo sido considerado demasiado vago.

De acordo com o Slate, os dados das reações dos utilizadores podem muito bem ser usadas pelos anunciantes para verem como as pessoas reagem aos seus anúncios e para o Facebook ganhar ainda mais dados teus, bem como fazer um melhor target dos anúncios que te vai obrigar a ver.

Vale a pena por isso ver todo o artigo da Slate, onde se podem ver várias informações sobre como os teus dados vão ser usados no futuro.